sábado, 5 de julho de 2008

MOUNTAIN BIKE

.
O mountain Bike se divide em 7 categorias:


1 - Cross Country:

Provas de longa distância, com terreno irregular, variando entre subidas e descidas, na forma de “Circuit”(pista) ou “Trip-trail”(trilha).




2 - Uphill:
Provas realizadas em subidas íngremes, com grande esforço do atlet
a (Ciclista), com bicicletas leves, para facilitar a subida.





3 - Downhill:

Provas realizadas em descidas íngremes, com terreno acidentado e cheio de obstáculos, onde a técnica e coragem do atleta (Piloto) são determinantes, já que o percurso é veloz e com alto nível de dificuldade.

Pode ser uma competição “Aberta” entre os pilotos (quem chega na frente ganha) ou “Contra-Relógio” (onde descem 1 por vez, e quem fizer o melhor tempo, é o campeão). Pode ser executado, em território urbano, aproveitando ladeiras,

escadas etc...(Urban Downhill), ou em “Penhascos de Montanhas” (Downhill Rampage).


4 - Slalon:

Dividido em “Dual Slalon” (2 pilotos descem lado a lado, às vezes com separação por faixa de segurança em pista íngreme) ou “Four Cross - 4X” ( descem 4 pilotos por vez, em tereno íngreme com obstáculos, como um “misto” de BMX e Downhill)

5 - Mountain Cross:

Idêntico ao BMX (Bicicross), porém aplicado à s Mountain Bikes, onde geralmente descem 8 pilotos lado a lado.






6 - Biketrial:

Categoria, onde é explorado o equilíbrio e técnica do ciclista sobre a bicicleta, na transposição de obstáculos curiosos, como lixeiras, mesas, escadas, muros, carros etc. O objetico principal é executar as manobras, sem tocar os pés no chão. Pode ser executado em pistas preparadas, ou livremente, na rua (FreeTrial).




7 - Freeride:

Categoria livre, onde não há colocação, nem marcação de tempo. O que realmente vale, é a técnica e criatividade nas manobras. Pode ser praticado em pistas de terra, cimento, ruas, e até mesmo em lagoas, sendo classificado em:


Slope Style: Pista técnica com rampas e obstáculos, originado no Downhill; Dirt Jump: Saltos Acrobáticos em rampas de terra, originado no BMX; Lake Jump: Saltos Acrobáticos em rampa de plataforma, com aterrisagem na água; Urban Assault: Freeride, realizado em ambiente urbano, com aproveitamento de calçadas, praças, escadas, muretas, bancos etc... Street/Park: Semelhante ao BMX/Street, com prática de manobras e saltos acrobáticos, nas ruas, pistas para Skates e Patins, ou pistas específicas construídas para bikes.

Nenhum comentário: